.jpg)
Abordagem Educativa
Inspirados pela imagem da árvore (Ibirá, em tupi-guarani), estruturamos nossa abordagem educativa, que alia saberes ancestrais a inovações contemporâneas, criando um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento de cada indivíduo.
As RAÍZES representam nossos eixos filosóficos, ou seja, os conceitos que fundamentam e sustentam nossa forma de trabalhar.
O TRONCO simboliza nossos pilares, aspectos essenciais de nossa educação que amparam e orientam todas as nossas ações pedagógicas.
A COPA, por sua vez, expressa nossas práticas educativas em sua diversidade, manifestas por dispositivos pedagógicos que concretizam cotidianamente nossa forma de educar.
Por fim, as FOLHAS representam o resultado do trabalho diário, e os FRUTOS são as crianças que, nutridas por essa estrutura, têm a possibilidade de se desenvolver integralmente, conectadas à sua essência, e assim espalhar SEMENTES por onde passarem.
Como tudo que é vivo, a árvore mantém sua estrutura e sua essência ao longo do tempo, mas se renova a cada ciclo. Enquanto as raízes se aprofundam e o tronco ganha consistência, novos galhos surgem, e outros deixam de existir. As folhas se renovam a cada ano, e os frutos são diversos, únicos e, quando a árvore está bem nutrida, suculentos e abundantes. Por isso, a árvore representa nossa abordagem: com raízes conceituais sólidas, pilares que formam um tronco estruturado e dispositivos pedagógicos variados, garantindo uma copa abundante, resiliente, flexível e aberta às necessidades que os diferentes ciclos anunciam.

“A educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades.”
Base Nacional Comum Curricular, 2017.
© 2024 by Studio Exodus.
info@projetoescolaibira.com.br
+55 11 943 818 436
Estrada De Lula Chaves, 716 . Tanquinho
Santana de Parnaíba . São Paulo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Avaliação
Nossa abordagem pressupõe uma avaliação processual, viva, dinâmica, contínua e reflexiva, que considera os aspectos qualitativos do desenvolvimento da criança, documentados de forma sensível, baseada não em provas, notas ou conceitos, mas em evidências de aprendizagem.
Convidamos você a visitar o Projeto Escola Ibirá e ver de perto como cada detalhe foi pensado para nutrir corpos, mentes e corações, criando um ambiente acolhedor e inspirador para o aprendizado e para o desenvolvimento integral das crianças. Agende sua visita e venha construir conosco um futuro mais sustentável e humano para as próximas gerações!
Raízes
Temos três grandes eixos filosóficos que fundamentam nossa forma de educar:
Cultura da Infância
A Cultura da Infância nos traz a compreensão de que a criança é um ser completo, e o brincar, uma linguagem universal. A criança, como criadora e produtora de cultura, e, portanto, com especificidades próprias, precisa ser respeitada em seu exercício de ser e nos seus processos e tempos tão particulares.
Desenvolvimento Integral
Assumir o Desenvolvimento Integral é reconhecer que os seres humanos são complexos, compostos por múltiplas dimensões que merecem ser igualmente nutridas para garantir seu desenvolvimento pleno, que vai muito além do intelectual. Em nossa abordagem, damos luz a cinco esferas que nos compõem: física, emocional, social, cognitiva e ecológica. Cuidar de todas elas, oferecendo um repertório de práticas específicas que reconheçam as crianças em sua multiplicidade, é favorecer uma pedagogia da saúde, que impacta positivamente a vida de cada criança e seus processos de aprendizagem.
Alfabetização Ecológica
A Alfabetização Ecológica ressalta a importância de aprendermos, desde muito cedo, a compreender a linguagem da natureza e seus princípios, capazes de sustentar a vida no planeta de forma resiliente e abundante. Ser ecoalfabetizado significa entender os princípios básicos da ecologia, ou os princípios da sustentabilidade, e viver em conformidade com essa compreensão, tendo a natureza como a grande mestra.

Copa
A copa da árvore, que concretiza nossa prática educativa, é diversa e conta com uma variedade de ferramentas e dispositivos pedagógicos, acessados conforme o contexto de cada turma, sempre de forma planejada e cuidadosa para atender às necessidades de nutrição de cada grupo de crianças. Ferramentas como rodas de conversa, contação de histórias, leitura, diário de aprendizagem, culinária, projetos, trabalhos manuais, encontros com especialistas, tempo livre, oficinas de criação, sequências didáticas, toques sutis, entre outras, compõem nosso ritmo diário e dão corpo à nossa abordagem educativa.
Tronco
Damos luz a seis pilares centrais que sustentam nossas práticas, sendo eles:
Cotidiano
Nosso dia a dia é orientado por vivências mais sistêmicas e menos fragmentadas, sem a divisão rígida em aulas, e é alinhado aos ciclos e necessidades do espaço — jardim, galinheiro, composteira, organização, alimentação — proporcionando às crianças a vivência de processos reais da vida cotidiana. Tudo isso é organizado dentro de um ritmo pensado para cada turma, que ajuda a desenvolver confiança no futuro, segurança sobre o que está por vir, e favorece a disposição das crianças, além de trabalhar a flexibilidade para lidar com imprevistos e com o inesperado, tão comuns na vida de todos nós.
Relações
Entendemos que a qualidade da interação entre diferentes faixas etárias cria uma dinâmica de desafios que amplia a experiência de cada indivíduo, promovendo autoconhecimento e favorecendo a criação de vínculos afetivos e sociais pautados no respeito mútuo. Além das turmas multisseriadas, compreendemos que toda a comunidade escolar é educadora, e que envolver funcionários, familiares e a comunidade local potencializa o aprendizado e o verdadeiro sentido de uma comunidade humana.
Brincar Livre
É por meio do livre brincar que nos conectamos com nossa essência humana e criativa, conhecemos nosso corpo, e despertamos nossa imaginação e fantasia. A liberdade do brincar também desenvolve habilidades motoras, cognitivas e emocionais, oferecendo às crianças a oportunidade de experimentar e amadurecer a habilidade de se relacionar consigo mesma, com os outros, com os objetos e com o mundo ao seu redor, de acordo com suas necessidades particulares.
Alimentação
Se alimentar com qualidade é um dos hábitos mais importantes para o desenvolvimento saudável do ser humano. É um momento de partilha, união e diálogos, por isso cuidamos com muito carinho desses momentos por aqui, bem como da qualidade dos alimentos oferecidos às crianças. Para além da oferta, promovemos também espaços dedicados ao cuidado com a terra, ao plantio, à colheita e à vivência de receitas, celebrando os ciclos da terra e vivendo-os de forma harmoniosa.
Múltiplas linguagens
Cada criança tem sua maneira particular de se vincular e se expressar, e entendemos que cabe a nós, adultos observadores atentos desses movimentos, oferecer espaços livres e, de preferência, em contato com elementos naturais, que promovam e validem múltiplas formas de comunicação. Consideramos fundamental, em um espaço de educação das infâncias, o acesso a diferentes formas de expressão e elaboração, que compõem nosso repertório cultural brasileiro e humano.
Ecologia/Sustentabilidade
Nosso trabalho busca compreender como encontrar os recursos básicos para nossa sobrevivência, por meio de práticas que gerem impacto positivo para as futuras gerações. Priorizamos ações que promovam a regeneração do planeta, conectando-nos com tecnologias ancestrais e combinando conhecimentos tradicionais e populares com saberes científicos, a fim de criar um ambiente humano sustentável, produtivo e em harmonia com a natureza.