Fases Escolares

Educação Infantil
Consideramos a primeira infância a fase mais importante da vida do ser humano. É nesse período que fortalecemos o corpo físico, desenvolvemos nossa comunicação e começamos a nos relacionar socialmente. Assim, nos percebemos no mundo e passamos a atuar nele.
Para que nossas crianças possam se desenvolver de forma integral e autônoma, oferecemos espaços onde o aprendizado acontece por meio do brincar livre, sempre em contato com elementos naturais e permeados por um ritmo condutor, que alterna respeitosamente entre momentos de expansão e concentração. Este ambiente é cuidadosamente pensado e preparado pelas educadoras, para que seja seguro e ofereça aconchego, atenção, afeto e os contornos necessários para essa jornada de nos colocarmos ativos no mundo.
Nessa fase da vida, entendemos que a imitação é uma das formas mais potentes de aprendizado, e que a criança, naturalmente, reproduz em suas brincadeiras hábitos, práticas, posturas e gestos verdadeiros realizados pelos adultos ao seu redor. Por isso, nosso cotidiano é organizado de maneira que as educadoras estejam constantemente ativas, zelando pelo espaço e desenvolvendo ações como cozinhar com e na presença das crianças, organizar ambientes, cuidar da horta e dos animais, entre outras práticas do dia a dia da escola que ensinam sobre valores humanos.

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a criança vive um momento muito importante de seu desenvolvimento: a jornada de entender quem ela é e como atua no mundo. Nessa fase, formamos a base de nossos valores e nos colocamos com mais consciência e autonomia no mundo. Por isso, cuidar desse momento de forma integral, nutrindo todas as esferas do ser humano, é fundamental.
Nessa etapa, que ainda faz parte da infância, o brincar segue sendo a principal linguagem, e a curiosidade, a grande força motriz que incentiva a descoberta e provoca as infindáveis questões das crianças — fonte maior de seu aprendizado. Neste ciclo, as crianças, para além de viver, aprendem a observar, conhecer e compreender diferentes fenômenos sociais e naturais. Por isso, cuidar para que a vontade de aprender siga viva e latente é essencial. Isso é possível ao trabalharmos a partir dos desejos manifestos pelas crianças e facilitarmos processos sensíveis que favoreçam apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.
Vemos também um amadurecimento cognitivo das crianças, que estão mais preparadas para processos sistematizados de aprendizagem, iniciando sua jornada no mundo letrado — na escrita e na leitura — e apresentando, com intencionalidade, um raciocínio lógico-matemático. Um papel importante dessa fase escolar é a articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil, garantindo tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo.
Especialistas
Nossa proposta conta com diferentes profissionais que enriquecem o dia a dia das crianças. Em seu ritmo semanal, as turmas vivenciam o Inglês, as Artes, a Cultura Popular e suas musicalidades, o Jardim e a Marcenaria. Entretanto, entendemos que essas especialidades não se encerram em si mesmas.
As crianças não são inglês, arte, música, jardim e construção apenas nos momentos em que os educadores especialistas aparecem. A vida não se divide em aulas, e as crianças aprendem tudo e mais um pouco nos diferentes momentos do seu dia a dia.
Nesse sentido, em nossa proposta, o especialista vem para implantar técnicas dentro da sua especialidade, do seu saber mais familiar, e, principalmente, para inspirar educadores e crianças a darem continuidade a essas práticas, integrando-as cada vez mais no cotidiano escolar.

Encontro com as Artes
Em nosso encontro com as Artes, a educadora especialista nas múltiplas linguagens artísticas coabita o ambiente de convívio das crianças e educadoras de forma natural, leve e fluida, oferecendo, por meio de um espaço preparado e, principalmente, por meio de seus gestos verdadeiros, o nutriente imitativo para o fazer das crianças e docentes, inspirando-os a criar novas e diversas possibilidades de vivências a partir do que foi experienciado.
A arte cura, abre espaços, integra e expande as oportunidades de o ser humano entregar-se ao seu caminho de autodesenvolvimento, permitindo o fortalecimento da sua autoconfiança, sua autonomia criativa e expandindo sua consciência de si, do outro e do mundo à sua volta. A arte nos prepara para desenvolver de forma saudável todos os eixos da nossa vida!

Inglês vivencial
Entendemos o inglês como uma habilidade fundamental para o futuro. Na Educação Infantil, o inglês entra no ritmo da turma de forma vivencial, buscando despertar o interesse e a familiaridade com a língua, além de estabilizar um repertório relacionado ao cotidiano.
No Ensino Fundamental, essa vivência se aprofunda, trazendo um maior grau de abstração, compreensão e uso da língua.
Trabalhamos com um professor especialista em inglês que, além de atuar com as crianças, realiza tutoria e planejamento com toda a equipe, para que o inglês pulse com naturalidade no dia a dia da escola.

Convidamos você a visitar o Projeto Escola Ibirá e ver de perto como cada detalhe foi pensado para nutrir corpos, mentes e corações, criando um ambiente acolhedor e inspirador para o aprendizado e para o desenvolvimento integral das crianças. Agende sua visita e venha construir conosco um futuro mais sustentável e humano para as próximas gerações!
Encontro com a Cultura
popular e musicalidades
Nos conectarmos com nossas raízes, trazendo elementos das diferentes manifestações culturais brasileiras — com sua história, seus ritmos, suas alegorias e sua sinergia de diferentes tempos, espaços e culturas — é fundamental e constitui um fio condutor de nosso dia a dia.
No Encontro com a Cultura Popular e as Musicalidades, o educador especialista traz a essência do que é ser brincante por meio da vivência de manifestações brasileiras, que há tanto resistem e nos contam sobre a identidade brasileira, ampliando a construção de um repertório corporal, visual e auditivo que nutre a infância, amplia seu repertório expressivo e fortalece a possibilidade de cada indivíduo se enraizar na sua cultura.


Encontro com o Jardim
Em nosso Encontro com o Jardim, o professor especialista faz convites para que crianças e adultos se aproximem dos elementos verdes e sustentáveis do espaço, conduzindo práticas educativas como o plantio, a colheita, o manejo, a abertura de novos canteiros, o cuidado com a composteira, entre outros.
Nesses encontros objetivamos revelar a sabedoria concentrada nos princípios naturais e o educador tem o papel de assegurar que os conceitos ecológicos se tornem parte dos processos educacionais.
Encontro com a Marcenaria
O fazer com as mãos nos ensina gestos e memórias ancestrais, nos conta histórias, experiências e transformações possíveis de serem vivenciadas. No Encontro com a Marcenaria, as crianças vivenciam o educador de referência manuseando ferramentas e dando forma a diversos projetos na presença dos pequenos, que são convidados a lidar com as ferramentas e com a madeira, despertando em cada um sua coragem, atenção, persistência, resiliência e criatividade. Ao transformar a matéria oferecida pela natureza, as crianças exercem seu próprio esforço e criatividade.
